FORMADORES

MARCELO LAFONTANA


Nasceu no Brasil, em 1967.

Licenciado em Artes Cénicas (São Paulo – Brasil) e Teatro e Educação (Coimbra – Portugal), com mestrado na área do ator-marionetista (Évora – Portugal).

Iniciou a sua carreira profissional em 1986, como ator, marionetista e professor de teatro. Radicado em Portugal desde 1990, trabalhou com diversos criadores da cena nacional, e colaborou com estruturas artísticas como o Ballet Teatro Contemporâneo do Porto, Teatro Bruto, Quinta Parede, Marionetas do Porto, Teatros Nacionais São João e Dona Maria II, Casa da Música. Contratado pela RTP, participou em séries com marionetas e concursos televisivos.

Assume em 1998 a criação e direção artística do projeto TFA – Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde. Desde então, encenou diversos espetáculos com esta companhia, dentre os quais destacam-se as coproduções com o Teatro Nacional São João: Teatro de Papel/Anfitrião (2003) e Teatro de Papel/Convidado de Pedra (2006), a produção multimédia Payassu – o Verbo do Pai Grande (2009), os espetáculos O que é Gamelão? e Gugugaguigong!, em parceria com a Casa da Música do Porto (2010) e  Prometeu, com a Casa da Música e o Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde (2012). Apresentou o seu trabalho em algumas das mais prestigiadas salas de espetáculo e importantes festivais de teatro, em Portugal e no estrangeiro.

Como docente na área artística, foi habilitado pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, sendo também formador de formadores registado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua da Universidade do Minho. Lecciona atualmente a disciplina Teatro de Formas Animadas na Licenciatura em Teatro da ESAP – Escola Superior Artística do Porto. Também colaborou com outras instituições do ensino superior, tais como a ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra (Instituto Politécnico de Coimbra), a ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Instituto Politécnico do Porto) e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Universidade do Porto).

Contratado pela Secretaria de Estado da Cultura – Direção Geral das Artes, pertence à Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação de Projetos Teatrais na Região Norte.

CONTACTOS:
lafontana@sapo.pt
www.tfa-portugal.com


STEPHEN MOTTRAM






Stephen Mottram é artista, artesão e marionetista.
Por volta de 1980 juntou-se a uma companhia de teatro, Tradicional English Marionette Company. Em 1982 ganhou uma bolsa do Conselho de Artes que lhe permitiu estudar mímica e movimento, proporcionando a sua ida para a State Puppet Theatre School em Bupadeste por vários meses.
Desde 1988 vem desenvolvendo uma linguagem teatral única, que explora a relação entre a música electroacústica e a imagem-movimento.
As suas performances são o resultado de um intenso processo de trabalho com compositores colaboradores.
Com seu espectáculo a solo IN SUSPENSION tem viajado para locais tão diversos como por exemplo o Teatro Nacional na Indonésia em Jacarta, ou para uma tenda de circo em Venezuela, conta muitas vezes com o apoio da British Council.
Com o espectáculo THE SEED CARRIERS ganhou três prémios internacionais. A primeira versão ORGANILLO, um trabalho sobre a fertilidade e o nascimento, foi lançado umas semanas antes do nascimento do seu primeiro filho.
Colaborou em vários filmes, como THE LITTLE SHOP OF HORRORS e TALES FROM THE DECAMERON.
Participou também na longa metragem dinamarquesa STRINGS, como marionetista, lançada em Maio de 2005 no Reino Unido.
Em 2009 dirigiu a oficina de verão “Revisiting the Marionette”, no Instituto da Marioneta em Charleville Mezières, em França onde é regularmente professor.
A preocupação central do seu ensino é a linguagem e percepção do movimento no teatro de marionetas.
Desde 1990 os seus trabalhos foram vistos em mais de 40 países.
Actualmente vive em Headington, Oxford com a sua esposa e dois filhos.






T/F +44 (0)186 574 2587
stephen.mottram@virgin.net